domingo, 24 de outubro de 2010

Dicas para tirar manchas

Vão aí algumas dicas e truques para tirar aquelas manchas desagradáveis das roupas. 
A primeira dica é deixar a roupa de molho antes da lavagem. Para amolecê-la e até mesmo eliminá-la, esse procedimento é essencial. Mas, atenção! A roupa deve ficar de molho por mais ou menos 40 minutos. Prolongar o tempo não funciona, porque o efeito acaba.
Para misturar na água, você tem duas opções: pode usar um alvejante aqele que temos em casa, que só pode ser utilizado em roupas brancas e, para tecidos coloridos o produto indicado para esse fim. 
Quanto mais depressa uma mancha for tratada, mais facilmente vai sair. Siga sempre as recomendações escritas nas etiquetas e nas embalagens de detergentes e removedores. Faça um teste numa pontinha escondida da roupa para ver como vai reagir (se não vai manchar, desbotar etc.).
Coloque um pano grosso, limpo e seco, do outro lado do tecido, não deixando a mancha escorrer para outras partes da peça. Aí é só limpar a mancha das bordas para o centro, esfregando delicadamente para não espalhar nem aprofundar a sujeira. Remova completamente o produto utilizado.

Gordura (manteiga, óleo etc.): éter, gasolina e querosene são ótimos removedores de gordura. É só embeber uma escova em uma das substâncias e esfregar delicadamente sobre a mancha. Manchas de gorduras em tecidos de seda também podem ser retiradas com magnésia, esfregando-a na região e expondo-a ao calor do fogo, tomando cuidado para não queimar o tecido. Roupas coloridas, não podem receber nenhuma dessas substâncias. lave a região manchada com sabão e água quente ou polvilhe um pouco de talco ou farinha sobre a mancha.
Você pode, ainda, recorrer a um removedor caseiro. 
Dissolva uma xícara de sabão em pó em amônia líquida até ficar com uma consistência espessa, adicione uma solução composta de quatro colheres de sopa de vinagre branco, quatro colheres de sopa de álcool retificado e uma colher de sal de cozinha. Mas, atenção: Gordura quente não costuma ser removível, porque geralmente já queimou a fibra do tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário